Lo-fi Hip Hop

Olá Pessoas do Futuro,
  Já ouviram falar de Lo-fi Hip Hop? O primeiro contacto que eu tive com este tipo de música foi através dos vlogs do Conan Gray ou da Krist & Yu. Achei a musica super relaxante e muito cool, então, fui pesquisar mais sobre este estilo.


  Lo-fi é o diminutivo de Low Fidelity - que significa fidelidade baixa, ou seja, a música é gravada com gravadores de qualidade baixa. O termo foi criado no final dos anos 80 pelo DJ William Berger que, na altura, tinha um programa de rádio dedicado só a músicas feitas em casa, com uma qualidade de som não tão boa.

Resultado de imagem para william berger lofi

  Muitos definem este estilo como o contrário do Hip Hop - que é um estilo que integra críticas sociais acompanhado de um ritmo rápido e pesado. Assim, o Lo-fi Hip Hop concentra em batidas mais calmas um ambiente relaxante, nostálgico e de meditação, misturando sons da natureza, com música dita ''de elevador'', conversas de fundo e chuva.


  É um estilo raramente cantado, mas caso seja, é cantado num tom suave e relaxante. Por isso, o Lo-fi Hip Hop é usado para aumentar a concentração e a criatividade, sendo ótimo de se ouvir enquanto se trabalha, estuda ou se cria algo artístico.


  Um dos pioneiros do Lofi-Hip Hop foi o DJ japonês Nujabes. Ele não só criou as batidas como também ajudou a criar a identidade estética do estilo. Assim conjugou a música com o Anime, tendo feito a banda sonora para Samurai Champloo.


  O motivo pelo qual este estilo foi conjugado com a estética do anime é muito simples. Sendo um estilo relativamente novo, os produtores de Lo-fi Hip Hop cresceram a ver animes e, dado que é um estilo introspetivo e nostálgico, o anime fez todo o sentido.


  Quanto ao tempo de produção, este é pouco demorado, não existindo uma fórmula específica para este ser produzido (basta trazer uma atmosfera relaxante e nostálgica aos ouvintes).


  Recomendo o canal Mellowbeat Seeker. Para além de rádios em direto, este canal também publica videos com playlists de lo-fi hip hop e músicas individuais.


É tudo por hoje! O que é que acharam desde estilo que descobri recentemente? 

Comentários

Mensagens populares