Música a Música #3: Álbum 'Illuminate' de Shawn Mendes [1/3]

Olá Pessoas do Futuro!
Ainda continuo super contente com a evolução das visualizações do blog (já conseguimos chegar às 200 visualizações!!). Antes de falar sobre o tema do post queria saber como correu o vosso primeiro dia de aulas. Foi bom? Foi horrível? Contem-me nos comentários :3

A época de Regresso às Aulas acabou oficialmente, o que significa que temos que começar a trabalhar e, por isso, aviso que os posts habituais de domingo vão sair entre as 6 e as 8 horas da noite.
- - 
O álbum do Shawn Mendes saiu dia 23 de Setembro e achei que faria sentido escrever sobre o significado de cada música. Geralmente, o álbum tem músicas calminhas passando por umas mais pops que outras. Algumas das músicas fazem-me lembrar dos trabalhos mais recentes do Sam Smith e Ariana Grande.

1.
Ruin é a primeira música do álbum e uma das que tem o ritmo mais romântico. Esta começa com várias perguntas - Pensas em mim?/ Sentes-te da mesma maneira que eu?/ Lembras-te de como nos sentimos?/ Porque eu sim. Então, ouve-me.

«Do ya... do you think abut me?
And do ya... do you feel the same way? Yeah
And do ya... do you remember how we felt?
'Cause I do. So listen to me, baby.»

A partir daí o ritmo acelera e ele explica que não quer arruinar a sua felicidade perguntando-lhe se já não sabe que ele é o tal, o único, o indicado para ela.

«And I'm not tryna ruin you happiness,
But darling, don't you know I'm the only one for ya?
And I'm not truna ruin you happpiness, baby,
But darling, don't you know that I'm the only one? Yeah»

Estas duas estrofes repetem-se por mais duas vezes até obtermos mais alguma informação em forma de pergunta - Já alguma vez estive na tua mente?

«Do I ever cross your mind?»
(x4)

Aquilo que eu mais gosto na música é a guitarra elétrica tocada de uma forma romântica.

2.
Mercy é, talvez, a segunda música mais conhecida do álbum (a seguir a Treat You Better) e foi lançada pouco tempo antes do álbum em si. Comparando com a música anterior, Ruin, Mercy tem uma letra extensa.
Esta começa com o rapaz a dizer à 'rapariga' que esta tem muito mais poder do que imagina e que tem-no aos seus pés, por assim dizer.

«You've got a hold of me
Don't even know your power
I stand a hundred feet
But I fall when I'm around you»

Já a segunda estrofe é um pouco mais triste - ''Tu mostras-me uma porta aberta / Só para me bateres com ela na cara / Eu não aguento mais isto / Estou a dizer-to''

«Show me an open door
Then you go and slam it on me
I can't take anymore
I'm saying baby»

Depois ele canta o refrão pedindo misericórdia. Mesmo que não seja a intenção dela magoa-lo, ela está sempre a fazê-lo.

«Please have mercy on me
Take ir easy on my heart 
Even though you don't mean to hurt me
You keep tearing me apart
Would yoy please have mercy
Mercy on my heart
Would you please have mercy
Mercy on my heart»

A música continua e ele continua a mostrar o quão gosta dela dizendo que conduziria a noite toda só para estar perto dela.

«I'd drive through the night 
Just to be near you baby
Heart old and testified
Tell me that I'm not crazy»

Se até agora pensaram que ele está super desesperado por ela, a ante-penúltima estrofe confirma-o. Ele diz que está preparado para sacrificar a sua vida sem pestanejar duas vezes!

«Consuming all the air inside my lungs
Ripping all the skin from off my bones
I'm prepared to sacrifice my life
I would glady do it twice»
(x2)

Se algum dos rapazes que lê o meu blog tiver uma discussão séria com a namorada, Amigo, aconselho-te que cantes esta música para ela, ou enviar-lhe a letra, sei lá...

3.
Treat you better fala-nos de como ele poderia tratá-la melhor do que 'ele', o seu atual namorado. A música começa com ele a dizer que não lhe iria mentir e que consegue ver na cara dela que 'ele' não é o certo para ela

«I won't lie to you
I know he's just not right for you
And you can tell me if I'm off
But I see it on you face 
When you say that he's the on that you want
And you're spending all you time
In this wrong situation
And anytime you want it to stop»

A música continua com ele a dizer que qualquer rapariga como ela merece um cavalheiro, ou seja, ele.

«I know I can treat you better than he can
And any girl like you deserves a gentleman
...» 

Depois ele começa a dizer o que faria por ela - parar o tempo se assim ela o desejar - só para poder acordar ao seu lado.

«I'll stop time for you
The second you say you'd like me too
I just wanna give you the loving that you're missing
Baby, just to wake up with you
Would be everything I need and this could be so different
Tell me what you want to do»

A partir daí a música ronda por esta informação cantada por palavras diferentes.

4.
Tree Empty Words pode ser analisada de diferentes maneiras, na minha opinião. A música começa com ele a dizer que iria buscá-la à mesma hora, ao mesmo lugar, pelo mesmo caminho, enquanto falam do seu dia.

«I'll pick you up at the same time
At the same place, the same old drive
We'll just talk about our day
To try to fill the awkward space tonight»

A música só tem várias analises a partir da segunda estrofe onde ele diz que iriam tocar as músicas que costumavam adorar enquanto tentam voltar a apaixonar-se. A meu ver, ele está a fazer as mesmas coisas que faziam quando os dois namoravam para tentar acender a chama de novo.

«We'll play the songs we used to love
While we try to fall in love again
...»

Passados alguns versos, a terceira estrofe da canção diz o seguinte:

«...
Trought we're still talking every day
I'm running out of things to stay to ya
What's really gonna break my heart
Is to have to tell you little brother»

Esta estrofe não está a fazer sentido na minha cabeça. Diz que mesmo que eles falem todos os dias, ele está a ficar sem coisas para lhe dizer e que o que realmente lhe vai partir o coração é ter que contar ao irmão. Mas, vai partir-lhe o coração o facto de ter de contar ao irmao dela que está a ficar sem coisas para lhe dizer? O quê que se passa com esta gente?

A música vai continuando e à medida que oiço a letra, começo a mudar de opinião.

«And I know it's gonna hurt
But darling I'll go first
'Cause I won't keep on saying those tree empty words»

Esta estrofe fala das tais '3 palavras vazias' que eu entendo que sejam 'I love you'. Ou seja, ele não vai continuar a dizer uma coisa que já não o sente, o que quer dizer que eles estão a namorar e na verdade esta música serve para acabar com ela.

«Those tree empty words
We'll only make it worse
I'm tired, I can't take ir anymore
Those three empty words
We'll only make it worse
We're tired, we can't take it anymore»

Apesar de já ter 'analisado' a música, irei ficar confusa eternamente.

E vocês? O que acham que esta música significa?
Este post terá 3 partes com 4 músicas do álbum cada uma. Os restantes posts irão ser publicados de 15 em 15 dias (dependendo das ideias que terei para posts paralelos e dependendo do tempo). 

Vejam aqui os posts sobre o álbum Dangerous Woman da Ariana Grande (1 e 2).

Comentários

Mensagens populares