Álbum Dangerous Woman de Ariana Grande - Música a Música #1

Olá Pessoas do Futuro, eu voltei!
O novo álbum da Ariana Grande saiu dia 20 de Maio e tem 15 músicas. Eu já o esperava desde que saiu a Focus (dia 29 de Outubro de 2015). Neste post irei dizer-vos o significado de cada música complementando com um pouco da minha opinião pessoal.

1. Moonlight

Moonlight é a música que dá inicio ao álbum e era para ser o titulo do mesmo. A música fala do amor (como era de esperar) e o refrão diz que ela nunca tinha pensado que alguém poderia segurar o luar nas suas mãos.

'' 'Cause I never knew, I never knew
You could have moonlight in your hands
'Til the night i held you 
You are mu moonlight
Moonlight ''

Apenas no final da música é que ela fala de como é que ele a trata, dizendo que ele é autoritário e a faz dançar querendo sempre que ela obedeça às suas ordens. Mas, com um abraço forte, ele chama-a de Luar também.

''He's so bossy
He makes me dance
Tryna sit in the back of his whip
And just cancel my plans
Sweet like candy
But he's such a man
He knows just what it does
When he's holding me tigh
And he calls me Moonlight too''

Eu diria que o ritmo lento e calmo desta musica engana um pouco a letra. Quando se ouve a melodia, somos transportados para um mundo onde está tudo bem e a música parece-nos inofensiva com muitos ''he's sweet like candy''. Esta leva-nos a querer que é apenas uma daquelas músicas com letra apaixonada e, só depois de olharmos para a letra, é que percebemos que não é bem assim e ele é bossy.


2. Dangerous Woman

A grande cabeça de cartaz do Álbum e sem dúvida a música mais conhecida do mesmo é Dangerous Woman. A música (assim como Moonlight) também fala de um rapaz mas de uma forma diferente. Enquanto que a Moonlight é toda dirigida para o rapaz, DW é mais dirigida para ela própria. O refrão revela isso mesmo. Há qualquer coisa nele que a faz sentir uma mulher perigosa e poderosa.

Somethin' 'bout you makes me feel like a dangerous woman
Somethin' 'bout, somethin' 'bout, somethin' 'bout you
Makes me wanna do things that I shouldn't
Somethin' 'bout, somethin' 'bout, somethin' 'bout

Ao inicio a música parece-nos um pouco repetitiva mas é isso que a torna mais cativante e aquilo que faz com que fique no ouvido. O resto da música gira à volta do mesmo tema passando pela típica frase de ''todas as raparigas queres sentir o que eu estou a sentir''.

Eu diria que a minha estrofe preferida é a primeira.

Don't neeed permission
Made my decision to test my limits
'Cause it's my business, God as my witness
Start what I finished
Don't need no hold up 
Taking control of this kind of moment
I'm locked and loaded
Completely focused, my mind is open

Ela basicamente diz que não precisa da sua permissão para fazer o que ela quer e que tem a sua mente aberta. Eu achei isso bem Girl Power!!
É com esta música também que Ariana mostra o seu poder vocal através da versão que vez em a capella.


3. Be Alright
Be Alright é a música número três do álbum e fala que, nas sombras da meia-noite, encontrar o amor é uma batalha, mas como o dia está a chegar, tudo vai ficar bem.

Midnight shadows
Where finding love is a battle
But daylight, is so close
So don't worry 'bout a thing

We're gonna be alright (x3)

Esta letra é bem mais otimista do que as anteriores. Esta também diz que todas as lágrimas vêm e se vão e que os tempos difíceis valem ouro porque eles levam a dias melhores. E a partir daí a letra repete-se.

Baby, don't you know?
all of them tears gon' come and go
Baby, you just gotta make up your mind
'Cause every little thing is gonna be alright

[..]

We're in slow motion
Can't seem to get where we're going
But the hard times are golden
'Cause they all lead to better days!

O ritmo faz jus com a letra e a música no seu conjunto faz-nos sentir mais felizes!

4. Into You
Into You é a quarta música do álbum. Esta toma o amor ou paixão como um jogo. A segunda estrofe diz isso mesmo ''Escolhe um jogo e eu lanço os dados''.

'' But close ain't close enough
'Til we cross the line, baby
So name a game to play
And I'll role the dice, hey''

Sendo a segunda música mais ouvida do álbum, o videoclip conta com a participação de Don Benjamin, um modelo que se tornou conhecido pela sua participação no concurso America's Next Top Model Cycle 20.

''A little less conversation
And a little more touch my body
Coause I'm so into you
Into you, into you''

O refrão fala e prova o quanto ela está ''a fim'' dele. É nestes refrões que dá para ver o quanto as músicas pop não fazem muito sentido.

5. Side To Side ft. Nicki Minaj

Já tivemos um slow, um pop, um pop com uma mensagem otimista e um pop com um pouco de eletrónica. O quê que falta? Ah! Reggie eletrónico é claro!

Esta é a primeira música Explicit do álbum e a primeira música com participação de um rapper, a Nicki Minaj.

Quanto à letra, esta fala que ela esteve o dia e a noite toda de um lado para o outro por causa do rapaz, o que nos faz pensar que ela levou uma tampa, não foi correspondida. A partir daí ela começa a 'declarar-se' a ele, dizendo que tem vontade de dançar e não pensar em nada e o facto de ele ter má reputação, dá-lhe tentação. (talvez tenha percebido agora o porquê da música ser Explicit)

'' I'm talkin' to ya
See you standing over there with your body
Felling like I wanna rock with yor body
And we don't gotta think 'bout nothin' ('bout nothin')

I'm comin' at ya
'Cause I know you got a bad reputatuion
Doesn't matter cause you give me temptation 
And we don't gotta think 'bout nothin' ('bout nothin') ''

A parte de rap da Nicki, para mim, é a parte que menos faz sentido na musica. Ela diz que este é um novo estilo com uma onda nova e do nada começa a dizer que com o punho firme está a guiar uma bicicleta e se preferir ela tem um triciclo para ele. A partir daí começa a falar dela própria, dizendo que os outros rappers têm inveja do seu poder e termina dizendo que ela á a rainha do Rap e a Ariana é a rainha do pop.

'' This the new style with the fresh type of flow
Wrist icicle, ride dick bicycle
Come true yo, get you this type of blow
If you wanna ménage I got a tricycle
[...]
Rappers in they fellings cause they feelin' me
[...]
Gun pop and I make my gum pop
I'm the queen of rap, roung Ariana run pop ''


6. Let Me Love You ft. Lil Wayne

Música número 6 chama-se Let Me Love You e fala sobre como é que ela se sente depois de se ter separado do seu namorado. Diz que agora que está solteira não sabe o que vai acontecer depois e que não se sente stressada, muito pelo contrário, está calma e relaxada. Ela está agora a falar com outro rapaz e diz que se ele não se importar ela vai ficar com ele à noite. Ou seja, ela acabou de terminar a sua relação e quer começar com outra no mesmo dia.

''I just broke up with my ex
Now I'm out here single I don't really know what's next
But I ain't even trippin', I'mma chill and lay back
And I know they will be comming from the right and the left, left, left
[...]
And if it feels right, promise I don't mind
And if it feels right, promise I'll stay here all night''

Assim que o rap começa (cantado por Lil Wayne), dá-se uma confirmação da minha teoria. Ela está à procura de amor e ele quer dar-lhe o mesmo.

''I'mma give her that love
She's looking for that love
She's just looking for love
I'mma give her that love''


7. Greedy

Greedy é a próxima música do álbum e também a minha preferida onde a Ariana mostra o seu poder vocal.

Assim que a música começa parece que vai começar um musical pelo grito mas esta muda logo de ritmo. Greedy significa gananciosa e, normalmente, esta palavra é tomada como gananciosa pelo dinheiro mas neste contexto é gananciosa pelo amor.

''Greedy, ooh
You know that I'm greedy for love''

E como não podia deixar de ser, esta música também é direcionada para um rapaz que a faz sentir coisas que nunca sentiu antes.

''Baby, you got lucky 'cause you're rocking with the best
And I'm greedy
('Cause I'm) so greedy
(Cause I'm so)
I ain't talking money, I'm just physically obsessed''

Esta musica é como todas as musicas pop que têm uma ideia chave e repetem-na vezes e vezes sem conta, tornando-a cativante.

8. Leave Me Lonely ft. Macy Gray

A primeira vez que ouvi a Leave Me Lonely tive a impressão que já a tinha ouvido algures. Talvez a Ariana tenha comprado os direitos da música e feito uma nova versão, há sempre essa possibilidade.

A música gira em torno da dúvida 'será que é amor' perguntando-se várias vezes

''Is it love, when so easily said goodbye?
Is it love, when we've given up before we try?
Is it love, when you stole my peace of mind?
Is it love, when yoy cry, cry and cry?

So when you walk out that door
Don't you come back no more
My heart has had enough
Of give and take 
And as much as I want you to stay
You're a dangerous love ''

Após as inúmeras dúvidas, ela percebe (eu acho) que está farta dele (ou algo do género) e quer que ele a deixe sozinha.

'' Baby, you're no good for me, darling
'Cause if you're gonna love me
And leave me hanging here
Then I'd rather you
Leave me lonely
Even though it hurts
You're a dangerous love ''


É tudo por hoje! A segunda parte do álbum vai estar num post em separado para este não ficar muito longo. 

Comentários

Mensagens populares