A Culpa é das Estrelas - livro


Olá Pessoal,
Recentemente, dia 18, acabei de ler um livro que já à algum tempo queria ler. Já perceberam como é que ele se chama através do titulo por isso eu vou avançar.


Este livro fala da história de amor de Hazel Grace. Ela tem cancro do pulmão e a mãe, após perceber que a filha tinha uma depressão profunda, decide inscrevê-la num grupo de apoio para pessoas jovens com cancro. 



É lá que conhece o seu grande amor, Augustos Waters ou Gus. Gus sofre de cancro nos ossos (não me estou a lembrar do nome científico).

  

Mas o que os realmente juntou não foi o grupo de apoio mas sim Uma Aflição Imperiosa, um livro que Gus estava a ler mas Hazel o ultrapassou.



Aquilo que eu mais gosto neste livro é a forma como eles se apaixonaram. Normalmente acho muito lamechas um livro de romance mas este livro foi diferente. É complicado de perceber quando é que eles se apaixonaram. O amor ia crescendo de pagina a página.




Uma Aflição Imperiosa terminou de uma maneira interminável, ou seja, não dava para perceber o final, então, Hazel e Gus foram para Amesterdão para conhecer o Autor do livro e assim perceber o final. Perceberam que Peter Van Houten era um cretino com a sua atitude, o que não fez com que estragasse a sua viajem.

 

Foi nessa viajem que eles começaram a namorar e deram o seu primeiro beijo.


Entretanto, Gus foi para o hospital, já em Indianna, e não saiu dela....


Achei uma pena ele ter morrido. Já sabia que ele ia morrer antes de ler o livro. Mesmo assim não gostava dessa ideia e li para confirmar se era verdade ou não.


A minha histórias com o livro/filme é simples. No inicio não apreciava muito, não conhecia bem a historia. Depois pedi o livro emprestado (ainda o tenho, amanha devolvo) para o ler. É completamente diferente da minha imaginação. Nunca imaginara que um livro pudesse conter tanto sentimento, amor, perda, tristeza, felicidade, alegria, granada...

 

Pode parecer estranho a ultima palavra (granada) mas para quem leu o livro faz todo o sentido. Hazel repete varias vezes que é uma granada e a qualquer momento vai explodir e causar sofrimento nas pessoas que a amam.


Hazel surpreendeu-me bastante pela forma como contou a história e os seus pensamentos e frases.

''Ele respondeu passado uns minutos.
OK.
Eu escrevi de volta.
OK.
Ele respondeu:
Oh, meu Deus, para de me seduzir!
Eu disse apenas:
OK.
O meu telefone vibrou passados uns momentos.
Estava a brincar, Hazel Grace. Eu percebo. (Mas ambos sabemos que OK é uma expressão muito sedutora. OK está a TRANSBORDAR de sensualidade.)''
-página 87-88 edição 6 

Esta é a minha conversa favorita do livro. Gus era muito engraçado foi uma pena...


Provavelmente esqueci-mede referir algo importante sobre a história. Leiam também recomendo.

Só tem um senão. Se vocês não forem religiosas a primeira parte do livro vai ser um pouco chata de ler, aconteceu isso comigo. Só não desisti do livro porque queria mesmo saber o que iria acontecer a seguir e depois e depois e como iria ficar a Hazel depois do Gus ter falecido.


P.S. Só não referi o Isaac, amigo de Gus, porque a história gira em torno do Gus e da Hazel.

Comentários

Mensagens populares