A Vida de Pi - filme e livro


Olá Pessoal,
Ontem vi um filme que me deixou totalmente viciada nele. Desde então que não paro de pensar como seria se tivesse acontecido comigo. O filme chama-se Vida de Pi e é lindoo! Já esteve nos cinemas, no ano passado, e foi um sucesso de bilheteiras.

 

O filme foi uma adaptação do livro de Yann Martel. Ao que parece Yann já esteve em portugal para escrever o livro anterior a este (Self). Escreveu Life of Pi em 2001 e só em Dezembro de 2012 chegou aos cinemas.


Sinopse:
Durante toda a sua existência, o jovem Pi (Gautam Belur/Suraj Shama/Ayush Tandon/Irrfan Khan nas várias idades) viveu na Índia, num jardim zoológico administrado pela família. Leitor voraz, alimenta a sua curiosidade com tudo o que relacione com hinduísmo, budismo e cristianismo, assimilando e tendo a mesma fá nas três religiões,
Até que a família decide mudar-se com os animais para o Canadá e o navio em que viajam naufraga. Pi inicia então a maior aventura da sua vida, dando por si à deriva num pequeno bote salva-vidas com uma hiena, uma zebra de perna partida, um orangotango e um tigre-de-bengala. Apenas Pi e o tigre sobrevivem à primeira semana. Depois, partilham o mesmo bote durante 227 longos dias no mar...
Baseado no romance de Yann Martel, vencedor de um Booker Prize e publicado em mais de 40 países, A Vida de Pi passa para o grande ecrã pelas mãos doo conceituado realizador Ang Lee (O Tigren e o Dragão, O Segredo de Brokeblack Mountain, Talking Woodstock), com argumendo de David Magee.
-Público

"A Vida de Pi": assistir a um filme num salva-vidas

Em Paris, foi organizado um evento para promover o filme. Foi realizado na  Piscina Pailleron. Eu adorava ter assistido o filme num barco. Se o filme é bastante forte por si só o que seria estar a ve-lo numa piscina?
Pi é o diminutivo de Piscine o que já dá para perceber porque se lembraram de realizar o evento.


Moral da História:
Há várias morais que podemos retirar do filme. Devemos acreditar nos nossos sonhos (ele desejou tanto encontrar terra e sair no mar que conseguiu), Devemos viver todos os dias como se fossem os últimos (quase YOLO mas sem exagero) e devemos confiar nos animais (OK, não se atirem agora para o mar com um tigre, não era isso que queria dizer).


  • Devemos acreditar nos nossos sonhos

Esta frase devia de ser um ensinamento para todos nós. Devia não, TEM de ser um ensinamento. Se todos nós acreditarmos e lutarmos pelos nossos sonhos eles realizam-se. Por isso todos os anos (ou todos os anos lectivos) eu faço uma lista de desejos para esse ano. Assim quando o ano acabar vejo que consegui alcançar os meus objectivos. Experimentem também, agora que o ano está a acabar.


  • Devemos viver todos os dias como se fossem os últimos

Sabe-se lá o que acontecerá amanhã. Nunca se sabe o que se vai passar por isso o que há de melhor senão viver todos os dias como se fossem os últimos.



  • Devemos confiar nos animais

Uma coisa que aprendi depois de ver este filme foi em confiar nos meus animais. Tenho 3 gatos e este filme fez-me aproximar deles. Fez-me ficar com vontade de adoptar um tigre para ter em casa.



Minha opinião:
Este filme fez-me perceber que acreditar foi a melhor coisa que aquele homem todo grande e poderoso, lá em cima, nos deu. Eu não sou crente mas acredito que há alguém que comenda o nosso destino. Nós temos o poder de o mudar. Ou Atrasa-lo ou antedita-lo mas ele chega sempre.

Este filme é uma lição de vida. Eu recomendo imenso que vocês o vejam.

Bjs,
Flamiinga

Comentários

Mensagens populares